segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A Arca de Noé

A Arca de Noé 

O Plano de Deus para nos Salvar




A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência …Noé era homem justo, íntegro entre o povo de sua época; ele andava com Deus … A terra estava corrompida aos olhos de Deus e cheia de violência. - Gênesis 6:8-11
Material: um pôster de animais indo para a Arca de Noé











Resumo:  A história da Arca de Noé nos mostra que Deus sempre teve um plano para nos salvar.
Deus abençoa as pessoas boas, mas castiga as pessoas ruins. Vocês já fizeram algo de ruim? Quando seus pais descobriram, o que aconteceu? Eu não sei quanto a vocês, mas eu costumava apanhar. Vocês já apanharam alguma vez? Será que seus pais fizeram isso porque não te amavam mais? Não, eles amam muito vocês, mas queriam que vocês se lembrassem de fazer a coisa certa da próxima vez. Eles precisaram lidar com o seu comportamento para que você mudasse.

Quando Deus olhou para o mundo que tinha criado, Ele ficou triste em ver como as coisas tinham ficado ruins. Ele teve de lidar com os pecados do mundo. Ele amava Noé e tinha um plano para nos salvar.

 Assim como Deus salvou Noé e sua família do dilúvio com a arca, Ele mandou Jesus para nos salvar de nossos pecados. Na verdade, muitas coisas que fazemos no batismo nos lembram do dilúvio. O velho mundo foi purificado pelo dilúvio e o novo mundo surgiu quando as águas baixaram. No batismo nós mostramos que acreditamos que Jesus purificou nossos pecados.

O plano de Deus para salvar Noé foi fazer com que ele construísse uma arca. Deus sabia como construí-la e o que usar para fazer isso. Ele deu a Noé instruções detalhadas para construir a arca. E se Noé tivesse decidido construí-la como achava melhor? E se ele tivesse dito “Senhor, eu vou construir esse barco com tijolos. Vai ser o barco mais resistente do mundo!”. O barco certamente precisaria ser resistente, mas os tijolos não seriam leves o suficiente para flutuar na água. O barco afundaria. Vocês não conseguem ouvir Deus dizendo “Não, Noé, use madeira!”?
Deus sempre sabe o que fazer e Ele vai nos dizer. Então nós devemos 0rar para saber o que Deus quer que façamos. Se orarmos, não vamos cometer erros e pecar.
 Deus disse a Noé para preparar um lugar para os animais. Quantos animais de cada espécie Noé levou? Sim, dois de cada espécie, macho e fêmea.
 Deus queria esses animais no novo mundo que viria depois do dilúvio. Ele fez com que Noé levasse comida suficiente para eles também. Deus também faz muito por nós. Mesmo agora Ele preparou um lugar para todas as pessoas que amam Jesus e virá nos salvar algum dia, assim como ele fez com os animais e Noé.
Oremos. Querido Senhor Jesus, nos dê coragem para acreditar no Senhor. Ajude-nos a passar rapidamente do medo à fé, que nos ajude a compreender seu querer e odedecer assim como Noé.

Nessa parte relembramos umas de nossas aulas quando falamos de Jonas e o grande peixe, o profeta que tentou fugir de Deus, e não obedecê-lo e isso trouxe consequências pois ninguém foge de Deus, e nem pode se esconder dele e de sua vontade, não teria sido mais fácil se Jonas tivesse obedecido na hora em que DEUS falou com ele, assim como Noé...

Quebra Gelo: Imitando animais, cada criança vinha afrente e imitava um animal que tinha na arca... muito divertido, falamos também sobre seus animais de estimação quais estariam na arca


Depois para a surpresa deles falamos sobre os animais que não entraram na arca, assim
como no desenho abaixo para colorir  







Lembrancinha para as crianças: Bichos feitos em eva, colados com cola quente em lápis preto, fica uma graça e não da muito trabalho....












Alguns moldes dos bichinhos retirados da net....


Alguns moldes dos bichinhos retirados da net....



Vídeo: Dvd Diante do trono A arca de Noé
  

7 comentários:

  1. Que linda Idéia Tia Nilds!
    Amei a iniciativa...

    Você vem se surpreendendo cada dia mais, e peço que Deus te dê mais e mais, paciência, sabedoria e graça, para ensinar outras mulheres valorosas assim como você!

    Tia Carol Hachebe.

    ResponderExcluir
  2. Ah, o Desenho para colorir, está em tamanho muito pequeno.
    Outras Tias, que quiserem, não vão conseguir pegar para Imprimir!

    Outra dica, ensine no seu blog como trabalhar com EVA... Igual suas aulas!

    Beijoooos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade?1 :( não sabia que não dava para abrir maior, vou ver se consigo arrumar, não sei bem mexer em blog estou aprendendo ou tentando... rs quanto aos eva, difícil ensinar por q tem que comprar o molde para fazer e cortar e colar não tem muito segredo, alguns eu compro pronto outros eu vou fazendo molde ate chegar no tamanho correto, também pode se comprar um pronto e tirar o molde do pronto ai fazer vários outros a partir deste, vou pensar em um jeito de ensinar ai posto....

      Excluir
  3. Tia Amei o seu blog!!! tenho muito que aprender com você. Ainda bem que você é minha Tia rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha flor, obrigado de coração,mas é por Deus mesmo viu, nunca me imaginei dando aulas e fazendo tantos trabalhos manuais, Deus nos capacita, e nos da esse amor pelos pequeninos que so pode vir D'ele e de sua misericórdia por nos...ainda bem que sou sua tia, amo ser meu amor...

      Excluir